A Ice Cargo ministra o Curso IATA (Transporte de Pesquisa Clínica) com instrutor credenciado ANAC para a Certificação de profissionais na área de pesquisa clínica, incluindo:
DESCRIÇÃO DO TREINAMENTO

PROGRAMA DO CURSO
Nesse curso você irá conseguir compreender de forma adequada quais são as principais normas e exigências, que devem ser observadas durante o transporte de material biológico por via aérea, segundo as normas da IATA, ANAC e também ANVISA.
Ao longo do curso serão tratados assuntos como aspectos legais e treinamento de pessoal envolvido em cada uma das etapas de realização dos procedimentos, responsabilidades do embarcador, courier e companhia aérea.
Para os profissionais dessa área é necessário ter o conhecimento correto e atualizado, especialmente sobre as definições e classificação das substâncias infecciosas, assim como as proibições e cuidados a serem observados nas bagagens dos passageiros.
Quando finalizar os tópicos, serão aplicados exercícios teóricos e práticos, para conseguir fixar o conhecimento e poder aplicar na rotina de trabalho, sempre que necessário.
OBJETIVOS DO CURSO
Com a realização e finalização desse curso o profissional terá a qualificação e conhecimentos que são necessários para compreender a origem do regulamento, classificar os produtos perigosos da divisão 6.2 e produtos perigosos que são utilizados ao longo do processo.
Além disso, saberá como marcar e etiquetar um produto perigoso, compreender as instruções de embalagem, identificar as restrições adicionais de governos, assim como as respectivas companhias aéreas. Você compreenderá como utilizar a lista alfabética ou numérica de identificação de produtos perigosos e utilizar a embalagem padrão correta, sempre que for necessário.
O principal desse curso, é capacitar os profissionais para que consigam além de adquirir e colocar em exercício os conhecimentos necessários, fazer com que sejam capazes de preencher a declaração do expedidor de artigos perigosos, aplicando os procedimentos corretos para que o manuseio aconteça de forma adequada.
Tópicos que serão abordados
Confira agora quais são os principais tópicos abordados ao longo de todo o curso, para que consiga identificar o profissional que será treinado assim como, o prazo de reciclagem.
- Classificação de risco no transporte de material biológico
- Responsabilidade do remetente
- Órgãos envolvidos no transporte aéreo de materiais biológicos
- Classes de perigo
- A sua bagagem
- Definições
- Lista indicativa de substâncias infectantes
- Produtos biológicos
- Lixo hospitalar ou laboratorial
- Animais infectados
- Espécimes humanos ou animais de risco mínimo
- Equipamento médico usado
- Organismos e micro organismos geneticamente modificados
- Material biológico não regulado ou isento
- Material refrigerante – gelo seco
- Tabela de identificação
- Identificação passo a passo
- O processo de embalamento
- Sistema tríplice de embalagem para material biológico
- Instrução de embalagem (202, 620, 622, 650, 954, 959)
- Marcação de embalagens contendo substâncias infectantes
- Como etiquetar artigos perigosos
- Declaração do expedidor de artigos perigosos
- Exemplos de documentos e embalagens
- Embalamento e rotulagem de materiais biológicos de risco mínimo
- Restrições específicas por país
- Restrições específicas por companhias aéreas
- Procedimentos de emergência
- Documentação para transporte internacional
- Petição Anvisa
- Declaração para transporte aéreo doméstico