Caixas para transporte aéreo de material biológico terão que passar por aprovação da ANAC a partir de 2022
Trabalhar com o deslocamento de materiais biológicos demanda muitos cuidados, incluindo regras específicas e bem definidas, conhecidas como padrões sanitários, que são estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Segundo portaria Nº 5.992, publicada em 24 de setembro de 2021, a partir de 1º de abril de 2022, todo transporte de material biológico deverá ser feito com embalagens testadas e aprovadas pela ANAC.
Respeitar os padrões sanitários para o manuseio de materiais é imprescindível para não correr nenhum risco de contaminação, sabemos que essa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é necessário contar com profissionais especializados em cuidados especiais e que trabalhem com processos próprios e dentro das normativas estabelecidas.
É interessante ressaltar que as normas regulatórias para o transporte de material biológico no Brasil foram desenvolvidas com base em diretrizes internacionais. Essas regras foram elaboradas com a finalidade de proporcionar maior segurança em relação aos riscos biológicos que podem ocorrer no processo de locomoção.