Transporte de medicamentos / insumos

Para que o transporte de medicamentos aconteça do modo correto, é preciso contar com o auxílio de empresas de transporte de medicamentos que tenham a licença ANVISA para transporte de medicamentos / insumos.

Com o objetivo de que os remédios transportados possam chegar corretamente para o seu destino final, existem normas e boas práticas do transporte de medicamentos, que devem ser observados pela empresa que realiza tal serviço.

Quando precisar de uma empresa para transporte de medicamentos, pode ter a certeza de que a Ice Cargo, conta com equipe qualificada, os melhores veículos e a correta observação de cada item necessário, para realizar o trajeto da melhor forma com toda a segurança e confiança, que você necessita.

transporte de medicamento anvisa

Transportar remédios, não é realizar transporte de um produto comum

No caso de medicações que podem ser das mais variadas possíveis, esse mesmo processo não é tão simples de ser realizado.

É de grande importância que a empresa que realiza esse serviço, tenha o conhecimento necessário, para que possa realizar cada etapa desde a retirada até a entrega do modo correto pois assim, não ocorrerá nenhum tipo de dano no medicamento.

Para isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – conta com o auxílio de um documento conhecido como Boas Práticas no Transporte de medicamentos, para orientar cada profissional envolvido nesse processo, de modo que seja preservada as condições de armazenamento, acondicionamento, movimentação e distribuição do medicamento.

Principais cuidados que devem ser observados para o transporte de medicamentos

A gestão do estoque, profissional farmacêutico, cuidados com a embalagem e a utilização de veículos que sejam adequados para esta finalidade, assim como o planejamento de rotas e rastreamento de cargas, são os itens de maior importância que deverão ser observados, para que todo o processo seja realizado de modo adequado.

Especialmente quando falamos de medicações como vacinas, insulinas e remédios quimioterápicos, a gestão de estoque deve ser respeitada e realizada conforme a necessidade, para que o armazenamento em câmaras frias aconteça antes mesmo, da retirada do produto para iniciar o trajeto.

A empresa de transportes de medicamento deve contar com o auxílio do profissional farmacêutico, além de possuir o Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia, também exigido pela ANVISA.

Caixas do tamanho adequado para esta finalidade, deverão ser utilizadas durante o processo de transporte, para que todo o material seja conservado corretamente, sem o risco de rasgar ou causar qualquer tipo de dano ao material.

Veículos exclusivos para transporte de produtos farmacêuticos, é outro item que deverá ser observado. A utilização de veículos que tenham baú refrigerado, é o mais indicado.

E para complementar o tópico anterior, o planejamento de rotas deverá ser realizado de forma que atenda a logística necessária.

A Ice Cargo conta com veículos que podem ser rastreados para que, tanto a empresa quanto o cliente, consigam acompanhar o trajeto que será realizado e o tempo estimado de entrega.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!